A maioria das pessoas associa as barras de aço ao reforço de fundações e, em geral, à construção. Com efeito, é nesta área que estes produtos são mais utilizados, embora valha a pena saber que existem outras aplicações para barras de aço. Existem três tipos populares de usos.
O material de construção de quase todas as estruturas é o concreto. O concreto por si só não é suficiente para dar estabilidade, resistência e durabilidade a uma edificação, pois é um material relativamente frágil. Barras de reforço são, portanto, usadas para fortalecer o concreto. Barras redondas são quase sempre utilizadas para este tipo de reforço.
Além de outros usos, as barras redondas são utilizadas em vigas, pilares e bancadas de fundação. Juntamente com as treliças, formam uma base sólida para qualquer estrutura. O seu papel é aumentar a resistência do edifício às cargas – tanto verticais como horizontais. As barras redondas também são perfeitas para a construção de postes de energia, pontes e telhados de pavilhões em grandes instalações industriais.
Além disso, um dos usos mais comuns de barras de aço é a construção de estruturas de aço, como cercas, portões, balaustradas e treliças. Barras quadradas são geralmente usadas para esta finalidade, embora barras redondas também possam ser usadas.
Entre em contato para saber sobre orçamento de vigas de aço.
As barras de aço podem ser classificadas de várias maneiras. Diferentes tipos de hastes estão conectados com diferentes propriedades, que determinam o uso pretendido dos produtos. Aqui discutimos as classificações básicas de barras de aço.
A categoria mais popular de barras de aço é a categoria de seção transversal. Existem barras redondas, retangulares, quadradas e hexagonais. As barras retangulares são comumente chamadas de barras planas e são muito usadas em portões, cercas e máquinas industriais. No entanto, a maior demanda é por barras redondas, pois são mais indicadas para reforço de concreto.
As barras de aço também podem ser categorizadas de acordo com o tipo de sua superfície. Barras lisas e barras nervuradas pertencem a esta classificação. Fica claro que as barras nervuradas são muito melhores quando comparadas às barras lisas quando se trata de aderência ao concreto.
Uma questão separada é a categorização das barras de acordo com sua durabilidade. Existem cinco marcações distintas:
As marcações escritas desta forma são classificadas da força mais baixa para a força mais alta.
Mais sobre as marcações. Vale a pena saber que as marcações fornecem informações adicionais sobre as propriedades das barras. Por exemplo, a letra “S” indica que é possível soldar uma haste, e a letra “G” indica que há manganês em sua composição e o número indica a quantidade de carbono.
Não esqueçamos que as barras de aço também podem ser categorizadas de acordo com o tipo de aço utilizado para sua produção. O mercado oferece barras de aço para caldeira, aço resistente ao calor, aço carbono, aço de corte livre, aço não ligado, aço ferramenta para trabalho a quente e aço para cementação ou refino. Também podemos encontrar barras de reforço revestidas com revestimentos adicionais, por exemplo, um revestimento de zinco, que garante resistência à corrosão.
São Paulo
Est. Pres. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 1996
Guarulhos
Paraná
Ana Gonçalves de Oliveira, 56
São José dos Pinhais
+ INFORMAÇÕES
WhatsApp
(41) 3332-2010
Catálogo Técnico de produtos Ditual contendo tabelas com dimensões e normas mais usadas para tubos de aço com e sem costura, além de perfis laminados de aço
Conheça nosso Catalogo