A tubulação de aço inoxidável é um dos materiais de liga metálica mais versáteis usados na fabricação e fabricação. Os dois tipos comuns de tubos são sem solda e soldados. A decisão entre tubos soldados ou sem solda depende principalmente dos requisitos de aplicação do produto.
Ao escolher entre os dois, tenha em mente que primeiro a tubulação deve estar em conformidade com as especificações do seu projeto e que, em segundo lugar, deve atender às condições para as quais a tubulação será usada.
Embora as palavras tubo e cano sejam frequentemente usadas de forma intercambiável, em grande parte porque ambos têm formato oco e podem ser similares. Mas existem distinções importantes entre os dois ao determinar as necessidades de tubos soldados versus sem solda.
Tubo | Cano |
---|---|
Medido pelo diâmetro externo e espessura da parede | Medido pelo diâmetro interno e espessura da parede |
Usado em aplicações estruturais | Usado para transportar fluidos |
Móveis, paredes, andaimes, etc | Canos de óleo, água, gás, etc |
Saber essa distinção também pode ajudar a determinar qual tubulação é melhor para uma determinada aplicação, soldada ou sem solda. O método de fabricação de tubos soldados e sem solda é evidente apenas em seus nomes. Os tubos sem solda são como definidos – eles não têm uma solda soldada.
A tubulação é fabricada através de um processo de extrusão onde o tubo é extraído de um tarugo de aço inoxidável sólido e extrudado em uma forma oca. Os tarugos são primeiro aquecidos e depois formados em moldes circulares oblongos que são vazados em um moinho de perfuração. Enquanto quentes, os moldes são puxados através de uma haste de mandril e alongados.
O processo de fresagem de mandril aumenta o comprimento dos moldes em vinte vezes para formar um tubo sem solda. A tubulação é ainda moldada por meio de pilgering, um processo de laminação a frio ou trefilação a frio.
Um tubo de aço inoxidável soldado é produzido através de tiras de perfilagem ou folhas de aço inoxidável em forma de tubo e depois soldando a solda longitudinalmente. A tubulação soldada pode ser realizada por processos de conformação a quente e de conformação a frio. Dos dois, a conformação a frio resulta em acabamentos mais suaves e tolerâncias mais apertadas. No entanto, cada método cria um tubo de aço durável e forte que resiste à corrosão.
A solda pode ser deixada com contas ou pode ser trabalhada por métodos de laminação a frio e forjamento. O tubo soldado também pode ser desenhado de forma semelhante ao tubo sem solda para produzir uma solda de solda mais fina com melhores acabamentos de superfície e tolerâncias mais apertadas.
Existem vantagens e desvantagens na escolha de tubos soldados versus tubos sem solda.
Por definição, os tubos sem solda são tubos completamente homogêneos, cujas propriedades conferem aos tubos sem solda mais resistência, resistência à corrosão superior e capacidade de suportar pressões mais altas do que os tubos soldados. Isso os torna mais adequados em aplicações críticas em ambientes hostis, mas tem um preço.
A tubulação soldada é geralmente mais barata do que a tubulação sem solda devido ao processo de fabricação mais simples na criação da tubulação soldada. Também está prontamente disponível, como tubos sem solda, em comprimentos longos e contínuos. Tamanhos padrão podem ser produzidos com prazos de entrega semelhantes para tubos soldados e sem solda. Os custos de tubos sem solda podem ser compensados em ciclos de fabricação menores se for necessária uma quantidade menor. Caso contrário, embora tubos sem solda de tamanho personalizado possam ser produzidos e entregues mais rapidamente, é mais caro.
Os custos de tubos sem solda e soldados também estão relacionados a propriedades como resistência e durabilidade. O processo de fabricação mais fácil do tubo soldado pode produzir tubos de diâmetro maior com tamanhos de parede mais finos por menos. Tais propriedades são mais difíceis de produzir em tubos sem solda.
Por outro lado, paredes pesadas podem ser alcançadas mais facilmente com tubos sem solda. A tubulação sem solda é frequentemente preferida para aplicações de tubulação de parede pesada que exigem ou podem suportar alta pressão ou funcionar em ambientes extremos.
São Paulo
Est. Pres. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 1996
Guarulhos
Paraná
Ana Gonçalves de Oliveira, 56
São José dos Pinhais
+ INFORMAÇÕES
WhatsApp
(41) 3332-2010
Catálogo Técnico de produtos Ditual contendo tabelas com dimensões e normas mais usadas para tubos de aço com e sem costura, além de perfis laminados de aço
Conheça nosso Catalogo