Seguir algumas regras simples ao longo da especificação e instalação de tubos de aço carbono de precisão pode ajudar a prevenir a corrosão.
1. Bom planejamento
Planeje os sistemas de aquecimento e resfriamento como um sistema fechado com um tanque de expansão fechado e ventilação adequada para garantir o enchimento adequado. Cuidado com a sobrepressão contínua no sistema.
Trabalhe com os fabricantes para determinar os melhores materiais para cada aplicação. Garanta uma proteção eficaz contra corrosão de acordo com BS 5970:2012 ou planilha AGI Q 151. A melhor prática é não instalar aço carbono de precisão externamente.
2. Armazenamento
Armazene o aço carbono em ambiente seco e evite armazená-lo no chão. Não armazene em contato com outros materiais se houver possibilidade de umidade.
Não cubra com filme plástico, pois isso pode aumentar o risco de condensação. Não remova as tampas de proteção durante o armazenamento. Armazene diferentes dimensões de tubos separadamente para evitar deformações.
3. Instalação
Instale a tubulação de aço carbono de acordo com as especificações e aplique o isolamento e os revestimentos conforme indicado.
Remova apenas as tampas de proteção imediatamente antes do uso.
Durante interrupções mais longas, use curvas voltadas para baixo para proteger as extremidades abertas da sujeira. Não recoloque as tampas de proteção, pois isso pode causar condensação.
O teste do sistema deve, idealmente, ser concluído com ar comprimido, mas se estiver usando água, a qualidade recomendada da água deve ser usada e o sistema deve ser deixado cheio sempre que possível.
Proteja os tubos colocados em betonilhas com barreira contra difusão conforme BS 5970:2012 ou planilha AG Q 151, com material isolante de célula fechada e proteção contra corrosão no mínimo.
Não use peças com ferrugem vermelha visível. Não use lubrificante, que é desnecessário para conexões de pressão. Garantir treinamento adequado para instaladores.
5. Comissionamento
Encha o sistema uma vez com a qualidade de água necessária e deixe-o cheio.
Ventile completamente o sistema e não esvazie os sistemas comissionados novamente.
5. Manutenção
Se você precisar esvaziar um sistema já em execução, recarregue-o em no máximo 24 horas. Certifique-se de que o operador esteja ciente dos problemas relacionados à corrosão, como umidade máxima e uso de aditivos. Consulte os intervalos de teste recomendados de acordo com as recomendações da BSRIA.
Siga as orientações do fabricante sobre adequação e dosagem de aditivos ou inibidores de água. Considere o uso do dispositivo de corrosão por perda de massa para ficar tranquilo.
6. Transporte
Use um meio de transporte fechado ou bem coberto para reduzir o risco de umidade atingir o material.
São Paulo
Est. Pres. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 1996
Guarulhos
Paraná
Ana Gonçalves de Oliveira, 56
São José dos Pinhais
+ INFORMAÇÕES
WhatsApp
(41) 3332-2010
Catálogo Técnico de produtos Ditual contendo tabelas com dimensões e normas mais usadas para tubos de aço com e sem costura, além de perfis laminados de aço
Conheça nosso Catalogo